terça-feira, 17 de maio de 2011

2.1 "Genie - The wild child"

A ver “Genie The Wild Child” reflectimos sobre vários aspectos. O documentário tratava-se da história de uma menina que passou a sua infância fechada no seu quarto. Estudou-se então a criança que durante a primeira parte da sua vida foi criada num ambiente severamente privado e esta tornou-se num caso de teste para uma teoria importante e polémica do desenvolvimento da linguagem, um período determinado biologicamente critico para a aquisição da linguagem. A Genie foi descoberta com 13 anos, e desde os seus 20 meses de idade que a sua vida foi passada amarrada a uma cadeira. Ninguém falava com ela, era alimentada pela sua mãe cega e era punida fisicamente se fizesse algum som.
Quando foi descoberta os psicólogos e linguistas tentaram ensinar-lhe a falar mas embora tenha aprendido a usar muitas palavras e a combina-las em frases simples, ela nunca se tornou proficiente em sintaxe. Ao que parece o factor crucial por trás da sua falta de desenvolvimento da linguagem foi a idade relativamente avançada com que ela aprendeu a língua. Genie foi criada no isolamento extremo e foi privada de qualquer exposição social da linguagem.
Nos cuidados de cientistas ela tornou-se num estudo de um caso extraordinário no desenvolvimento da linguagem que deixa a questão: a linguagem tem um período especificamente definido para ser desenvolvida?

Sem comentários:

Enviar um comentário