quinta-feira, 19 de maio de 2011

5. O desenvolvimento físico

5.1. Ao longo da infância
        Quando nasce, a cabeça do bebe representa ¼ do comprimento total, de 48 a 50 cm. É difícil conseguir-se equilíbrio com uma cabeça deste tamanho; os olhos têm ½ do seu tamanho final e o corpo representa 1/20 da estatura final de um adulto.
        Todas as crianças conseguem sentar-se antes de ficar de pé, ficar de pé antes de andar e desenham um círculo antes de poderem desenhar um quadrado. Todos os bebés passam pela mesma sequência de estágios no desenvolvimento da linguagem. Certas capacidades cognitivas precedem outras, invariavelmente (todas as crianças podem classificar objectos ou colocá-los em serie, antes de poder pensar logicamente ou formular hipóteses.
        No que diz respeito ao desenvolvimento motor, a sequência deste desenvolvimento ocorre de igual forma em quase todas as crianças e cada uma delas passa por cada estádio de desenvolvimento sensivelmente na mesma idade. Importa também salientar que este tipo de desenvolvimento é influenciado pela maturação biológica, que é estimulada pela prática.
        Relativamente ao desenvolvimento sensorial, o paladar parece ser o sentido mais operado à nascença, na medida em que quanto mais doce dor o líquido, mais forte é a sucção e mais líquido o bebé ingere. Alguns bebes, respondem aos sons quase imediatamente, a seguir ao nascimento, quanto os outros apenas após alguns dias. O bebé também é capaz de distinguir a voz da sua mãe, da voz de uma pessoa desconhecida e percebe a sua língua materna. Como curiosidade, a sensibilidade a distinções auditivas poderá ser um indicador precoce de capacidades cognitivas. A visão desenvolve-se mais lentamente. Através do olfacto, o recém-nascido é capaz de localizar a proveniência dos odores, na medida em que os distingue, mostrando-o através da sua expressão.

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