terça-feira, 17 de maio de 2011

2.Hereditariedade & Meio

2.1 Interacção da hereditariedade – meio
        A hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
        A hereditariedade pode ser específica quando é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie e pode ser individual quando designa o conjunto de agentes genéticos que actuam sobre os traços e características próprios do indivíduo que o tornam um ser diferente de todos os outros.
        Contudo, o meio social desempenha um papel determinante na construção da personalidade.

1 comentário:

  1. Na minha opinião, eu Magali 1ºB, para a formação de um ser humano, actualmente, são precisos dois progenitores. Os genes do novo ser provêm dos seus antecedentes e vão causar impacto ao nível da cor dos olhos, do cabelo e da sua forma, do tamanho do sujeito. O ser humano cresce, vai-se desenvolvendo e vai contactar com o mundo.
    Através da transmissão de valores feita pelos pais e da interacção com o mundo, forma-se a personalidade de cada um. A personalidade advém de experiências vividas, de decisões tomadas, de consequências das acções, de princípios transmitidos que se tornam leis na vida de cada um.
    Relativamente ao filme que vi, o meio influenciou muito as duas crianças, porque as duas foram isoladas do mundo e tiveram reacções diferentes - o silêncio e o comportamento animal - mas com o mesmo simbolismo - a solidão. Isto leva-me a pensar que a interacção com aquilo que nos rodeia é fundamental, na medida em que é através deste contacto que o ser humano vai crescendo, vai-se formando como pessoa, vai aprendendo alguns significados de certas palavras como o amor, a amizade, a compreensão, a solidariedade, entre outros. No entanto, o modo como encaramos o mundo está muito relacionado com as características que derivam dos nossos antecedentes como a persistência que leva à determinação, a responsabilidade que leva ao profissionalismo, a objectivação que leva à concretização.
    Em suma, o desenvolvimento do Homem deve-se ao meio e aos genes que se juntam e se complementam, porque no meio encontramos obstáculos/ medos/ incertezas, mas é devido aos valores que nós adquirimos que conseguimos ou não transpô-los.

    ResponderEliminar