quinta-feira, 19 de maio de 2011

5.2. Ao longo da adolescência
A adolescência significa crescer ou desenvolver-se até à maturidade.
 Munnuss (1971), define a adolescência em termos sociológicos, psicológicos e cronológicos. Ao nível cronológico, é o período da vida humana que vai dos 12 anos até aos 23 anos de idade. Relativamente ao sociológico, é o período de transição em que o individuo passa de um estado de dependência do seu mundo para uma condição de autonomia. Em termos psicológicos, é o período crítico de definição da identidade do “eu”.
A adolescência é o período de grandes sonhos e aspirações, mesmo que não sejam sempre, realistas. De acordo com Piaget, nessa fase de vida a possibilidade é mais importante do que a realidade. Com o amadurecimento normal do ser humano é que ele vai aprendendo a discriminar entre o possível e o desejável.
Nesta fase de vida, as mudanças fisiológicas são muitas, profundas e progressivas em que nas raparigas ocorrem entre os 12 e os 15 anos de idade e nos rapazes entre os 13 e os 16 anos de idade. Os órgãos genitais e todo o organismo se transformam. É na fase da puberdade que ocorre um conjunto de transformações no sistema reprodutor (aparecimento da primeira menstruação nas raparigas e possibilidade de libertação de esperma nos rapazes). No entanto, em ambos os sexos, existe uma falta de coordenação motora resultante do rápido crescimento de certas partes do corpo que torna a criança desajeitada, tímida e receosa de dar má impressão aos que a cercam.
Quando o desenvolvimento destas mudanças características da adolescência não ocorre de maneira normal, podem surgir alguns problemas. No sexo feminino, o aparecimento da primeira menstruação muito cedo e também o desenvolvimento e o tamanho dos seios. No sexo masculino, a maturação tardia é um dos problemas tal como o tamanho do pénis.

Sem comentários:

Enviar um comentário