domingo, 29 de maio de 2011

6. Desenvolvimento pessoal

6.1 Teoria psicanalítica de Freud
O inconsciente freudiano é uma noção tópica e dinâmica. Este mostrou que o psiquismo não é redutível ao consciente e que certos “conteúdo” só se tornam acessíveis à consciência depois de superadas certas resistências.
Define como uma zona do psiquismo constituído por desejo, pulsões, tendências e recordações recalcadas.
Nos primeiros trabalhos sugeria a divisão da mente em duas partes: consciente e inconsciente. Nos trabalhos posteriores, reavaliou essa distinção simples e propôs os conceitos de id, ego, e superego.

Para o fundador da psicanálise, o desenvolvimento da personalidade processa-se numa sequência de estádios psicossexuais que decorrem desde o nascimento ate à adolescência.
A cada estádio corresponde uma determinada zona erógena. Aos diferentes estádios do desenvolvimento correspondem conflitos psicossexuais específicos. Apresentamos, sucintamente, as principais características de cada estádio:
1º - Estádio oral : decorre do nascimento até cerca dos 12/18 meses. A zona erógena é a boca, o bebé obtém prazer ao mamar, ao levar objectos à boca, bem como através de estimulações corporais. O desmame corresponde a um dos primeiros conflitos vividos. O ego forma-se neste estádio.
2º - Estádio anal: decorre dos 12/18 meses aos 2/3 anos, e a zona erógena é a região anal. A criança obtém o prazer pela estimulação do ânus ao reter e expulsar as fezes.  É nesta fase que se faz a educação para a higiene, relativamente à qual a criança ou cede ou se opõe ao cumprimento das regras.
3º - Estádio fálico: decorre dos 3 aos 5/6 anos. A zona erógena é a região genital. Surge a curiosidade sobre as diferenças sexuais. Neste estádio surge o complexo de Édipo que consiste na atracção da criança pelo progenitor do sexo oposto e agressividade para com o progenitor do mesmo sexo.
4º - Estádio de latência: decorre dos 5/6 anos até à puberdade. Este período é caracterizado por uma aparente atenuação da actividade sexual. Seria neste estádio que ocorreria a amnésia infantil: a criança reprime no inconsciente as experiências que a perturbaram no estádio fálico.
5º - Estádio genital: decorre a partir da puberdade e a zona erógena é a região genital. É o último estádio de desenvolvimento da personalidade, em que há uma activação da sexualidade que esteve latente no período anterior. O prazer sexual envolve todo o corpo, integrando todas as zonas erógenas.

Sem comentários:

Enviar um comentário